Dia da Mulher é dia de Luta! Marlene Dantas Presente!

March 8, 2014
Painel

As histórias que remetem a origem do “Dia Internacional da Mulher” são diversas. Datadas no fim do século XIX e início do século XX, todas elas são marcadas pela luta das mulheres trabalhadoras pelo fim das desigualdades socioeconômicas e políticas, do trabalho infantil e por igualdade de direito entre os gêneros.

Foram estas lutas que garantiram as mulheres o acesso ao mercado de trabalho, o direito a votarem e serem votadas. Através de mobilizações e greves essas mulheres conquistaram direitos históricos para a classe trabalhadora, como creches públicas, restaurantes populares e até lavanderias públicas em alguns países.

Mas ainda há conquistas a serem alcançadas. No Brasil, muitas mulheres continuam recebendo menos que os homens para exercer as mesmas funções no trabalho. As tarefas domésticas continuam majoritariamente sobre sua exclusiva responsabilidade, impondo-lhes mais uma jornada de trabalho. Como se não bastasse, a mídia burguesa reafirma cotidianamente a figura da mulher como objeto sexual e responsabiliza-a pela violência sofrida.

Estamos na 7ª posição entre os países no ranking de feminicídio. A cada 2 minutos 5 mulheres são espancadas. Em 2012, 50 mil estupros foram registrados. Enquanto isso, em 10 anos foram investidos pelo governo Dilma apenas R$0,26 centavos por cada mulher brasileira, para combater a violência. O mesmo governo que já investiu mais de 30 bilhões de reais na Copa da FIFA.

Por isso, o 8 de Março deve ser lembrado como uma data para mobilizações, a fim de garantir cada vez mais conquistas de direitos, discutir  as violências morais, físicas e sexuais que ainda acontecem, e impedir o retrocesso das conquistas já alcançadas.

MARLENE PRESENTE!

Pra nós da ADUSC, esta também é uma data para lembrarmos as companheiras de luta que acompanham a história de nossa sessão sindical. Neste dia, escolhemos a professora Marlene Dantas, por sua valorosa trajetória, contribuição e compromisso com a luta do Movimento Docente e pelas transformações sociais.

Marlene é professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC e participou da fundação da ADUSC, ocupando o cargo de tesoureira na primeira gestão, em 1994. A função foi novamente exercida em 2007 e posteriormente em 2011, gestão da qual se afastou no início de 2013, por motivos de doença.

A companheira é por nós lembrada, por sua liderança corajosa, postura solidária, e pela forma carinhosa e humana como sempre agiu e apregoou. Por isso, permanecemos em oração por sua saúde e sua família, e desejamos a ela e a todas as companheiras de luta da ADUSC, um Feliz Dia Internacional da Mulher. LUZ!

Bancada de Rui Costa na ALBA veta aumento do servidor público

May 15, 2018
Painel

Eleição do ANDES-SN: Votos na UESC (ADUSC-SS) foram contabilizados nesta sexta-feira (11)

May 11, 2018
Painel

Eleição para a diretoria do Andes-SN nas Universidades Estaduais da Bahia

May 9, 2018
Painel